Instrucoes Tema Livre

Instruções para autores de Tema Livre 

Tradicional e/ou PALC 

O Tema Livre deve ser original e inédito.

O prazo para envio será definido em breve.

Normas:

  1. O tamanho máximo do texto é de 2.000 caracteres (incluindo espaços entre palavras), distribuídos entre:
    • Título
    • Objetivos
    • Casuística e métodos
    • Resultados e conclusões
    • Referências bibliográficas (desejável, mas não obrigatório e deverá conter até 4 citações)
  2. O texto poderá ser redigido em português, inglês ou espanhol, respeitando-se a nomenclatura técnico-científica e as normas determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou equivalentes.
  3. Nem o título, nem o texto do Tema Livre devem conter informações que permitam a identificação do local onde o trabalho foi realizado. Essas informações deverão ser apresentadas apenas no pôster eletrônico ou durante a apresentação oral.
    O NÃO CUMPRIMENTO DESTA NORMA IMPLICARÁ NA REJEIÇÃO AUTOMÁTICA DO RESUMO.
  4. Apenas serão considerados os trabalhos diretamente relacionados às áreas de Medicina Laboratorial (humana ou veterinária), Análises Clínicas, Anatomia Patológica e Citologia e Patologia oral. Não serão aceitos trabalhos experimentais de pesquisa básica ou de revisão bibliográfica.
  5. Cada Tema Livre poderá ter, no máximo, 5 (cinco) autores. Com o objetivo de evitar erros nos nomes dos autores e/ou duplicidade no índice de publicação dos Temas Livres, para cadastrar cada autor são necessárias as seguintes informações:
    • Nome completo
    • CPF
    • Telefone para contato
    • E-mail
  6. Não há limite para o número de trabalhos que podem ser submetidos por cada autor.
  7. O cadastro de autores estrangeiros que não possuem CPF deverá ser feito antes de enviar o Tema Livre, pelo e-mail temalivre@sbpc.org.br. É preciso informar:
    • Nome completo
    • Telefone para contato
    • E-mail
  8. Serão submetidos à avaliação apenas os Temas Livres enviados por via eletrônica e assinalados como “concluído” ou, ainda, aqueles que, até a data limite, estejam classificados como “em edição” conforme as instruções aqui apresentadas.
  9. Após a finalização do cadastro ou do encerramento do prazo de inscrições, não serão aceitas alterações de quaisquer naturezas, inclusive no conteúdo do Tema Livre e no cadastramento dos autores e em seus nomes.
  10. Recomendamos conferir cuidadosamente todo o conteúdo do Tema Livre, inclusive os dados para contato com o autor responsável.

Seleção de Tema Livre:

  1. Os Temas Livres serão examinados por uma Comissão Analisadora, considerando os seguintes aspectos:
    • Objetivo(s) do trabalho, sua originalidade e importância para a atividade diagnóstica laboratorial;
    • Propriedade da abordagem ou do desenho do protocolo;
    • Adequação da metodologia empregada;
    • Relevância dos resultados; da discussão e das conclusões;
    • Clareza e correção do texto.
  2. A Comissão Analisadora se reserva o direito de recusar Temas Livres que considerar, a seu exclusivo critério, inapropriados, incompletos ou tendenciosos.
  3. O resultado da avaliação e as informações sobre local e data de exposição dos Temas Livres serão encaminhados para o e-mail do autor responsável, data não definida, e publicados no site do 53º Congresso da SBPC/ML.
  4. É imprescindível que, pelo menos, um dos autores de cada Tema Livre faça inscrição antecipada no 53º Congresso da SBPC/ML em uma das categorias: Associado SBPC/ML, Não associado, Estudante, Residente, Estrangeiro ou Palestrante.
  5. Os autores dos Temas Livres selecionados poderão realizar a inscrição no 53º Congresso da SBPC/ML até o último prazo de inscrição, com o valor determinado para inscrição antecipada, segundo as instruções disponíveis no site do 53º Congresso da SBPC/ML, nas páginas correspondentes da seção “Inscrição”.
  6. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Analisadora.

Áreas de conhecimento - Tema Livre Tradicional

Para que o Tema Livre seja corretamente classificado, verifique a relação de áreas de conhecimento específicas abaixo. As suas indicações serão utilizadas para a indexação do Tema Livre.

Áreas de conhecimento - Tema Livre PALC

Acreditação e Melhoria Contínua em Laboratórios Clínicos.

Exclusivo para profissionais que trabalham em laboratórios acreditados pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos – PALC.