Papel do Laboratório Clínico na Promoção da Saúde

55º Congresso SBPC/ML e 32º Congresso da WASPaLM recebem quase 7 mil participantes

- 13/09/2023

Entre os dias 04 e 08 de setembro, o Centro de Convenções Pro Magno, em São Paulo, recebeu quase 7 mil pessoas para os Congressos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, e da Associação Mundial de Sociedades do segmento (WASPaLM). Juntos, reuniram 250 palestrantes nacionais e 70 internacionais, totalizando 50 horas de evento, e 170 atividades, entre cursos pré congresso, mesas-redondas, conferências, workshops, concursos de aulas e de fotografias, trabalhos com temas livres, encontro com especialistas, lançamento de campanhas e livros, entre outras. Além disso, mais de 100 empresas fornecedoras de produtos e serviços do setor participaram como expositoras, em uma grande feira de negócios. Ao todo, a feira ocupou uma área de 10 mil m². Outro ponto alto do evento foi uma festa de confraternização com 1600 pessoas, animada pela banda Santa Maria. 

Nairo Sumita, diretor da América Latina da WASPaLM, destaca que o evento superou as expectativas. “Tivemos um fluxo muito grande de congressistas, quase 7 mil pessoas é um número muito expressivo e com representantes de diversos países, como Itália, Japão, Turquia, Índia, México, que puderam mostrar novos conhecimentos e principalmente as tendências em medicina laboratorial, oriundas da Europa e Estados Unidos. Mas tivemos a certeza também de que no Brasil estamos praticando o que há de mais moderno e chamamos de estado da arte da medicina laboratorial. Assisti diversas apresentações e vi que métodos e tecnologias aplicadas dentro dos nossos laboratórios clínicos é o que se tem de mais avançado”. 

Na cerimônia de encerramento, após uma palestra sobre relações humanas na era digital, da atriz Denise Fraga, o presidente do Congresso, Dr Cristovão Luís P. Mangueira, lembrou a emoção de presidir um Congresso e o quão gratificante foi constatar o sucesso em todos os momentos, depois de um ano intenso de trabalho. “Ver isso tudo montado, essa sala cheia mesmo numa sexta-feira, pós festa, e depois de uma semana inteira assistindo aulas e percorrendo a feira de exposições é um grande termômetro do sucesso desse evento. Eu agradeço muito pela oportunidade de presidir o CBPCML e agradeço muito pela presença de todos que estiveram durante os cinco dias”. 

Em seguida, o presidente da SBPC/ML, Dr. Fábio Brazão, também agradeceu a Deus pela oportunidade de promover o congresso, com recorde de público. E estendeu os agradecimentos a todos que o apoiaram: diretoria executiva, colegas do Conselho de Ex-Presidentes (Conex), Conselho Fiscal, presidentes regionais, coordenadores do Comitê Científico, as empresas participantes, equipe da SBPC/ML, auditores PALC, e demais empresas fornecedoras, além dos participantes. “Destaco ainda três acontecimentos importantes que tivemos nesse Congresso, que foram o lançamento da campanha “”Eu Confio no Laboratório”, as novas recomendações da Campanha Choosing Wisely, além do lançamento de mais uma edição do livro das recomendações da SBPC/ML”. E convidou ao palco o presidente do próximo Congresso, que será realizado de 10 a 13 de setembro, em Salvador: o Dr Fábio Sodré. 

O médico patologista clínico lembrou que há 15 anos a capital baiana não recebe um Congresso da Sociedade e agora a cidade possui um novo Centro de Convenções.  “Iremos desfrutar não só da qualidade das apresentações que temos, mas também de uma cidade incrível. Então nesse contexto de fortalecer as relações pessoais no pós-pandemia, eu convido vocês para a Bahia”, falou.

Ao término da cerimônia, foram anunciados os vencedores dos concursos de temas livres, que este ano recebeu mais de 400 trabalhos e do concurso de fotografias, que teve mais de 300 fotos enviadas em cada categoria. Além disso, foram sorteados diversos brindes, além de um microscópio. 


Confira abaixo os trabalhos de temas livres vencedores: 

Prêmio Dr. José Carlos Basques
Área de Qualidade:
Pôster 8532 - Apresentado por profissionais de laboratórios acreditados PALC: Estimação Indireta dos Intervalos de Referência Pediátrico e Adulto do Mensurando Zinco em Plasma no Método Turbidimétrico.
Autor: Tawana Correa Rodrigues


Prêmio Dr. Caio Márcio Figueiredo Mendes
Área de Microbiologia:
Pôster 7898 - Avaliação de Um Sistema Comercial de Monitoramento de Turbidez Seguido de Espectrometria de Massa para Identificação Rápida de Microrganismos em Amostras de Urina
Autor Responsável: Jussimara Monteiro Nurmberger


Prêmio Dr. João Nilson Zunino
Área de Diagnóstico Molecular: Genômica/Bioinformática, Toxicologia, Imunologia e Líquidos Biológicos
Pôster 9441 - Utilidade Clínica do Filmarray® no Diagnóstico De infecções do Sistema Nervoso Central - Líquidos Biológicos e Urinálise
Autor responsável: Camila Spineli


Prêmio Dr. Luiz Gastão M. Rosenfeld
Área de Hematologia e Coagulação
Pôster 7713 - Interferência Causada pela Hemólise nos Testes De Coagulação em Laboratório de um Hospital Terciário
Autor Responsável: Patrícia Azevedo


Prêmio Dr. Paulo Guilherme Cardoso Campana
Área de Bioquímica e Toxicologia
Pôster 8286 - Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (Icp/Ms) - Inovação e Sustentabilidade nas Dosagens de Metais
Autor Responsável: Denize Duarte Pereira


Prêmio Dr. Evaldo Melo / Waspalm - Melhor Tema Livre Do Congresso
Pôster 7471 - Estudo de Validação da Estabilidade Pré-Analítica Estendida para Exames de Coagulação
Autor Responsável: Stela Cristina de Quadros Nakatani


Ganhadores do Concurso de Fotografia

Foto Categoria Macro: Chromobacterium Violaceum 
Material de Cultura de Urina Semeada em Ágar Cromogênico Urinário
Autora: Juliana Alves De Oliveira Moraes


Foto Categoria Micro: Distensão de Sangue Total Periférico Corada no Leishman e visualizada no Microscópio Óptico no aumento de 1000 vezes. A imagem capta o processo de formação do satelitismo plaquetário, onde as plaquetas procuram os neutrófilos para formar rosetas em seu entorno.
Autor: Caio César Souza De Oliveira


Lista de Notícias Vazia