Papel do Laboratório Clínico na Promoção da Saúde

Campanha de valorização aos laboratórios é lançada no 55º Congresso da SBPC/ML

- 05/09/2023

Sob o tema #EuConfioNoLaboratório, campanha nacional irá evidenciar a expertise e precisão diagnóstica dos laboratórios clínicos. Entidades médicas se unem para  esclarecer à população e auxiliar nas melhores decisões com relação à saúde, devido às novas resoluções apresentadas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 786/2023, da Anvisa


Na tarde desta terça-feira, 5/09, primeiro dia do 55º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, em São Paulo, várias entidades médicas se juntaram em apoio ao lançamento da campanha #EuConfioNoLaboratório. Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) e Associação Paulista de Biomedicina (APBM) se uniram à Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) para criar uma ação conjunta como uma reflexão à RDC nº 786/2023, que atualizou as normativas reguladoras de exames laboratoriais. 


Uma das principais mudanças decorrentes da nova RDC diz respeito aos lugares para a realização de exames. Desde o dia 1º de agosto, clínicas de saúde particulares e farmácias estão autorizadas a realizar alguns exames, desde que adequem suas instalações. Os representantes das entidades entendem que há um risco de a população fazer uso de exames por curiosidade ou conveniência, e se preocupam com a qualidade dos resultados desses testes rápidos. 


“A nova RDC gerou muitas dúvidas, tanto nos profissionais da área, quanto nos cidadãos. Os laboratórios já têm a expertise de triagem e diagnóstico [...] e é essa qualidade que traz segurança aos pacientes”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, dr. Fábio Brazão, que continua: “A busca contínua por qualidade  do serviço é o que norteia nosso trabalho. Vamos seguir em frente acreditando os laboratórios e oferecendo o melhor para a saúde da população”, disse.

Para o diretor de relações institucionais da SBPC/ML, Wilson Scholnik, trata-se de um dia histórico com a junção de tantas sociedades científicas trabalhando em prol de um único objetivo: evidenciar a importância do trabalho laboratorial. “É estranho que esta nova diretriz na RDC apareça justo nesse momento, quando o laboratório ganha relevância e visibilidade em tempos de pandemia”, questiona ele. 


O presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial ressalta que o laboratório é o ponto de encontro entre pacientes e a medicina para diagnósticos mais precisos. 

“Depois da pandemia da Covid-19, o valor diagnóstico ficou mais claro que nunca. Precisamos valorizar ainda mais o serviço que alicerça esses dados e, dessa forma, ter acesso a terapias cada vez mais precisas. É o laboratório que traz o cidadão lá da ponta da cadeia da saúde para ter visibilidade de fato, possibilitando-lhe um diagnóstico”, diz.


A campanha, além de estar aberta a todos os laboratórios, é dirigida aos cidadãos comuns para que “possam decidir com clareza a quem recorrer e onde realizar seus exames com maior precisão”, finaliza a presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, dra. Elisabeth Meneses.  

Lista de Notícias Vazia