Papel do Laboratório Clínico na Promoção da Saúde

Ampla grade de atividades estará nos Congressos Brasileiro e Mundial de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, na próxima semana, em São Paulo

- 29/08/2023

Entre os dias 5 e 8 de setembro, São Paulo vai sediar o 55º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial - maior congresso do setor na América Latina. O evento acontece em paralelo à 32º edição do Congresso da Associação Mundial de Sociedades de Patologia e Medicina de Laboratório (WASPaLM), reunindo os mais conceituados profissionais da área, no PRO MAGNO Centro de Eventos. A WASPaLM reúne Sociedades de Patologia Clínica e Patologia da África, Ásia, América Latina, América do Norte e Europa. E todas as suas palestras terão tradução simultânea. Veja abaixo uma parte das atividades: 

Entre congressistas, visitantes, palestrantes e expositores, são esperadas cerca de 4 mil pessoas vindas do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia, com programação pré-congresso já no dia 4 de setembro, com diversos cursos: Atualização e inovação em citogenética; Análise da comunidade microbiana intestinal; Dislipidemias no século 21; Verificação e validação de métodos quantitativos;  PALC - Tratativas de não conformidades; icologia; Bacteriologia; Citometria de Fluxo; Ferramentas de gestão na era do People Center Design (PCD); Fases pré e pós analíticas: planejamento estratégico, gerenciamento e indicadores; Programa de benchmarking de indicadores; Genética molecular; Tecnologia à serviço dos pacientes: aplicabilidade da ciência de dados/bioinformática como aprimoramento do diagnóstico e da segurança dos pacientes; Intervalos de referência; e Metagenômica aplicada a agentes patogênicos. 

Outros importantes cursos durante o Congresso são na área de Microscopia: Micologia (coord: João Nóbrega), Microscopia de Sangue periférico e Medula Óssea (coord: Nydia Bacal), Urinálise (coord: Angélica Brazão, Célia Garlipp e Paula Bottini), Bacteriologia (coord: Marines Martino e Cassia Zoccoli), Parasitologia (coord:Vera Castilho), Liquor (coord:Gustavo Bruniera).

E ainda teremos a atividade extra “Encontro com Especialistas”. Conceituados profissionais como Alvaro Pulchinelli Junior, Gustavo Loureiro, José Eduardo Levi, Patrícia Brazão Cohen, Pedro Saddi Rosa, Maria Gabriela de Lucca Oliveira, João Bosco de Oliveira Filho, Guilherme Birchal Collares, Nydia Strachman Bacal, Carina Ceneviva, Adriano Basques Fernandes, Leila Antonangelo, Ana Paula Cury, Vera Lucia Pagliusi Castilho, Luisane Maria Falci Vieira, Fabio Lima Sodre, Paula Bottini, Célia Garlipp, e Felipe Magalhães Furtado poderão tirar dúvidas dos participantes. 

São mais de 100 atividades entre conferências, mesas redondas, estudo de casos clínicos com especialistas brasileiros e estrangeiros. Além disso, o espaço do evento com mais de 4 mil metros quadrados, dará lugar a 90 empresas expositoras e marcas do setor, comprometidas com as inovações do setor de laboratórios clínicos.

Entre os palestrantes das Conferências Magnas estão o presidente da Associação Mundial de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, Roberto Verna, que vai falar de um assunto que frequentemente está nas manchetes dos jornais: dopping. Outros temas – não menos urgentes - que também serão abordados nas Palestras Magnas: Cenário Atual e Controle das Pandemias no Mundo, com Denise Cardo; Metodologias dos testes diagnósticos em doenças hematopoiéticas presente-futuro, por Robert S. Ohgami e Os impactos da Inovação para a sustentabilidade do laboratório e para a experiência do cliente, com Krystin Poitier. 

O presidente da SBPC/ML, Dr Fábio Brazão, reforça que os palestrantes foram cuidadosamente selecionados para que os temas sejam os mais atuais e inovadores. “Nós fazemos muitos eventos e cursos e temos visto uma demanda enorme por atualização. As tecnologias estão trazendo muitas mudanças, as exigências de qualidade são cada vez maiores e nós temos muitos aprendizados e experiências a trocar. Vai ser um evento incrível a todos que participarem”, ressalta.

Confira no site e no app 55º CBPC/ML 2023 a grade completa e os horários de Mesas Redondas, Encontro com Especialistas, Cursos Pré-Congresso, Atividades de Empresas, entre outros eventos, como cerimônia de abertura, festa de encerramento e palestra sobre liderança, com a atriz Denise Fraga (e patrocínio da CBDL). No app é possível agendar as atividades escolhidas.


Alguns destaques: 

- NOVA RDC - Impacto da RDC 786 na Aplicação da Norma PALC

- Inovação em Hematologia

- Inteligência artificial em tempo real para suporte diagnóstico no atendimento de pacientes

Laboratório em pediatria

- Ministério da Saúde - Importância da Codificaçãos dos Exames Laboratoriais para Saúde Pública

- Resistência Bacteriana (AMR) no Brasil - panorama atual e perspectivas

- Estado de Arte em Avaliação da Função Renal

- Atualizações no diagnóstico laboratorial das doenças autoimunes

- Metagenômica na medicina diagnóstica

- NGS na rotina diagnóstica

- Papel do Laboratório Clínico na Segurança do Paciente

- Estado da Arte no Diagnóstico das Infecções Fúngicas

- Da Inteligência Artificial ao Big Data: o que podemos aplicar ao laboratório clínico?

As neoplasias hematológicas na era das novas classificações

- Atualização em Diabetes Mellitus

- Chat GPT na Educação Médica e na Medicina Laboratorial: oportunidades, riscos e desafios.

Lista de Notícias Vazia