Cerimônia de encerramento do 54º CBPCML é marcada por sorteio de prêmios e celebrações

- 10/10/2022

Rio de Janeiro, 07 de outubro de 2022 – Maior evento de patologia clínica e medicina laboratorial da América Latina, o 54º CBPCML chega ao fim, após uma semana intensa de eventos e discussões. Foram mais de 4 mil participantes com mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais. A cerimônia de encerramento foi marcada por muita emoção e com a concretização da importância da medicina laboratorial para o melhor diagnóstico e acompanhamento dos tratamentos mais diversos.

Além de toda essa programação, a cerimônia de encerramento também promoveu uma integração entre os participantes, com entrega de brindes à plateia e premiações dos vencedores das categorias de Tema Livre, Concurso de Fotografia e Lançamento do Site. 

O Concurso de Fotografia Laboratorial foi um dos temas premiados, com a vencedora Letícia Mueller Landi Schmitt, na categoria macroscópica, e Janaina Alves Fronza, na categoria microscópica. 

Já o Concurso de Lançamento do Site premiou: Thaís Porto Bayer, Eloise da Rocha Lima e Jéssica Martins. 

Os Temas Livres do 54º CBPCML também foram marcados pela premiação dos vencedores que receberam R$1.000, 00. Além disso, eles também ganharam a inscrição para o próximo congresso que acontecerá em São Paulo, no ano que vem. Por fim, foram sorteados 10 Kindle e 10 Alexa, que foram entregues à plateia.


Entre as categorias premiadas de Tema Livre estão:

  • ·        Prêmio Dr. Evaldo Melo – Melhor Tema Livre do Congresso. Vencedora Maria Gabriella Cordeiro, com o tema: Citogenética Convencional e Molecular em Milenoma Múltiplo, análise de 1462 casos em um laboratório de citogenética de rotina. 


  • ·        Prêmio Dr. José Carlos Basques -  PALC - SBCP/ML. Vencedor Odilio Antônio Longhi, com o tema:  Aplicações de Ferramentas de Qualidade no Mapeamento dos Processos no Setor da Triagem em Laboratório de Análises Clínicas. 

 

  • ·        Prêmio Dr. Caio Márcio Figueiredo Mendes. Vencedora Ana Daniela Coutinho Vieira, com o tema: Impacto da Mudança de Norma Interpretativa de Testes de Sensibilidade a Antimicrobianos (CLSI – BrCAST) para Cefalosporinas em Cepas de Escherichia Coli. 

 

  • ·        Prêmio Dr. Luiz Gastão M Rosenfeld. Vencedora Fernanda Reis Carvalho, com o tema: Avaliação de Viabilidade de Amostras em Ensaios de Coagulação em Laboratório de Grande Porte e Operadora de Saúde Nacional. 

 

  • ·        Prêmio Dr. Paulo Guilherme Cardoso Campana. Vencedor Alan Carvalho Dias, com o tema: Validação da Configuração de Análise Morfológica e Quantitativa do Sistema Neurosoft – Redução do Tempo Dedicado para a Inspeção Curvas Eletroforéticas por meio da Utilização Redes Neurais Auto-Associativas

 

  • ·        Prêmio Dr. João Nilson Zunino. Vencedor Gabriel Costa de Carvalho, com o tema: Análise dos Limites de Detecção dos Genes RdRP, S e N em Amostras Positivas para SARS-CoV-2 e Outros Vírus Respiratórios 

 

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e profissionais de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

 

A SBPC/ML é responsável pelo PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.

 

Em 2019, a SBPC/ML lançou a campanha #ImportantePrevenir, uma ação de orientação e conscientização da população sobre a importância da realização de exames laboratoriais de forma racional, sobretudo na fase preventiva, de assistência primária, pois eles são usados frequentemente para prevenção, diagnóstico e monitoramento do tratamento de doenças.

 

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

 

 

SBPC/ML - Atendimento à imprensa

Advice Comunicação Corporativa

Meriely Dantas| meriely.dantas@advicecc.com | (11) 5102-5253

Fernanda Dabori | fernanda.dabori@advicecc.com| (11) 5102-5255

 


 

Outras Notícias

“A Vida é um Jogo”, Tande, campeão olímpico de voleibol, comentou sobre sua carreira no 54º CBPCML

O esportista também trouxe temas relacionados à inovação para acompanhar um mercado cada vez mais competitivo

Varíola do Macaco: o que sabemos até agora?

Médicos apresentam protocolo para doença rara e letal, ainda subnotificada no Brasil

Conferência discute a importância do diagnóstico de doenças raras

Experiência brasileira no diagnóstico molecular de SARS-CoV-2 (covid-19): passado, presente e futuro

PCR para HPV é arma poderosa para prevenção de câncer de colo uterino

Como a inteligência artificial pode ajudar no diagnóstico em hematologia e onde estamos e até onde podemos ir?

Paciente transgênero e o teste laboratorial

Telelaboratório já é uma realidade?

Inclusão de exames no Rol da ANS amplia chances de diagnóstico precoce e prevenção

Tecnologia dos games abrem um mundo novo para a medicina diagnóstica

“Leucemia Mielóide Aguda/SMD - o que temos de novo?” tema de Mesa redonda do 54º CBPC/ML

Quatro livros são lançados durante o 54º CBPC/ML

Como a inteligência artificial pode ajudar no diagnóstico em hematologia e onde estamos e até onde podemos ir?

Conferência expõe aplicações da genômica para diagnósticos e medidas preventivas em diversas áreas da medicina

A atuação do Ministério da Saúde no fomento à integridade e no combate à fraude e corrupção

Infecções fúngicas: diagnóstico desafiador que exige expertise laboratorial

Novos exames auxiliam no diagnóstico precoce do Alzheimer

Mesa redonda apresenta exames de laboratórios essenciais para definição precisa de terapias e garantia de qualidade de vida aos pacientes de fibrose cística