Papel do Laboratório Clínico na Promoção da Saúde

Conferência discute a importância do diagnóstico de doenças raras

- 07/10/2022

Na última quinta-feira (06), a importância do diagnóstico de doenças raras foi tema debatido durante o 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (CBPC/ML). 


A conferência “Especialização do laboratório clínico para o diagnóstico de Doenças Raras” foi presidida pelo Dr. Armando Alves da Fonseca – fundador e atual diretor geral do Laboratório DLE (Diagnósticos Laboratoriais Especializados), diretor médico de Medicina Personalizada do Grupo Pardini, ex-presidente, membro do conselho e por mais de 20 anos exerceu a coordenação executiva dos congressos de Patologia Clínica - e contou com a participação da Dra. Jacqueline Harouche Rodrigues da Fonseca –  médica patologista clínica, com MBA Executivo em Saúde pela UFRJ-COPPEAD, atua como Diretora Executiva do Laboratório DLE e como analista de GC/MS com ênfase em Ácidos Orgânicos Urinários – e do Dr. Wagner Antonio da Rosa Baratela -  doutor em Medicina com enfoque em Genética Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialista em Genética Médica pela Sociedade Brasileira de Genética Médica – SBGM, é médico geneticista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Coordenador da Genética Médica e Molecular do Laboratório Fleury em São Paulo. 

 

“O objetivo da conferência foi mostrar a importância do laboratório na parte bioquímica especializada ou bioquímica genética, na parte de genética molecular, no caso do sequenciamento de nova geração e no apoio ao médico que suspeita de um paciente com doenças raras”, afirma o Dr. Armando Fonseca. 


O médico ressaltou que muitos pacientes sofrem anos a fio sem ter um diagnóstico e por isso é de extrema importância que laboratórios estejam preparados e treinados para encaminhar a pessoa ao caminho certo. Outro ponto é que mesmo laboratórios que possuem as tecnologias necessárias para o diagnóstico, por vezes não possuem a suspeição de que se trata de uma doença rara. Sendo assim, é imprescindível que os clínicos e o laboratório se comuniquem no sentido de auxiliar e indicar testes, acompanhamento e tratamento para portadores de doenças raras. 


“No caso das doenças raras, o diagnóstico precoce é fundamental porque elas podem evoluir rapidamente por vezes com consequências fatais, mas sempre com danos para o paciente”, conclui.


O Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial ocorre até 

sexta-feira (07) no CentroSul Centro de Convenções, em Florianópolis-SC. O evento reúne em média 4,2 mil participantes entre congressistas, visitantes, palestrantes e expositores do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. 


Outras Notícias

55º Congresso SBPC/ML e 32º Congresso da WASPaLM recebem quase 7 mil participantes

Pelas diferenciações de gênero na saúde

A Hematologia no laboratório clínico: novidades em tecnologia e principais achados

Como a era digital influencia a atuação de profissionais da saúde

Médicos patologistas clínicos e nefrologista discutem o estado da arte em avaliação da função renal em mesa redonda no 55º Congresso Mundial de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial

SBPC/ML lança 3ª lista de recomendações do Choosing Wisely Brasil no 55º CBPC/ML

Distúrbios de crescimento na infância geram baixa ou alta estatura

Dr Adagmar Andriolo alerta para aumento da nefrolitíase infantil

Os impactos da RDC 786 na norma PALC

Avaliação das Dislipidemias Primárias em crianças

Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial apresenta inovações de marcas parceiras no maior encontro do setor

Atendimento a transgêneros é tema de apresentação no 55º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, que começou hoje em São Paulo

Brasil, Colômbia e Peru são os países com maior número de tuberculose na América Latina

Biomarcador aumenta chances de prever a pré-eclâmpsia na gestação

Transformação digital disruptiva na saúde: 55º Congresso da SBPC/ML debate as novas tendências na gestão laboratorial

Campanha de valorização aos laboratórios é lançada no 55º Congresso da SBPC/ML

Diabetes Mellitus: a importância da correlação clínica laboratorial

Tecnologias podem aumentar o diagnóstico de doenças transmissíveis em locais remotos

Ampla grade de atividades estará nos Congressos Brasileiro e Mundial de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, na próxima semana, em São Paulo

A ocorrência de cálculo renal em crianças está relacionada com desenvolvimento socioeconômico do país