Papel do Laboratório Clínico na Promoção da Saúde

Inclusão de exames no Rol da ANS amplia chances de diagnóstico precoce e prevenção

- 06/10/2022

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e o presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) apresentam exames incorporados ao Rol da ANS fundamentais para o melhor diagnóstico da população, durante o 54º CBPC/ML – Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

 

A pré-eclâmpsia ainda é a principal causa de morte materna no Brasil, responsável por 15% dos partos prematuros, algo entre duas e três mulheres por dia, e somente com o esforço conjunto das entidades o exame de biomarcadores de pré-eclâmpsia (sFlT-1/PlGF) passou a ser um direito do beneficiário dos planos de saúde.

 

“Tão importante quanto o nosso trabalho científico de apresentar as evidências científicas para a incorporação do exame no novo Rol é ampliar o conhecimento da classe médica e da população sobre esse novo direito garantido”, comenta Dr. Álvaro Pulchinelli, vice-presidente da SBPC/ML.

 

O Dr. Carlos Eduardo de Paula Gouvêa, presidente executivo da CBDL, reforça o trabalho feito pelas entidades na conferência “Conheça os novos exames incorporados no rol da ANS”. apresenta os novos exames incorporados no rol da ANS” e diz que a divulgação desse direito é importante tanto no Rol taxativo ou exemplificativo. 


Outro exame também incorporado foi a procalcitonina, biomarcador inflamatório, que é usado para o diagnóstico diferencial entre infecções virais e bacterianas sistêmicas e que provou diminuir o uso de antibióticos sem prejudicar o desfecho do paciente e auxiliar como marcador da gravidade na covid-19. 


Além dos exames citados, o teste de Calprotectina fecal ajuda os médicos a identificar e diferenciar as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) e o teste IGRA (Interferon Gamma Release Assay) - têm demonstrado ser excelente ferramenta para o auxílio da tuberculose latente.


Dr. Álvaro Pulchinelli lembra que os exames laboratoriais correspondem a 70% dos diagnósticos e devem ser vistos pelos médicos e pela população como um benefício à saúde.

Lista de Notícias Vazia