Papel do Laboratório Clínico na Promoção da Saúde

Medicina personalizada: nova abordagem clínica

- 25/09/2019

O avanço da tecnologia vem impactando a área da saúde e aumentando a capacidade do diagnóstico com mais precisão. A medicina personalizada utiliza a inovação para customizar o tratamento médico baseado nas características de cada paciente. 

Andrea Ferreira Gonzalez, presidente da divisão de diagnóstico molecular do departamento de patologia do sistema de saúde da Virgínia Commonwealth University, conduziu a conferência magna no dia 24 de setembro no 53º CBPC/ML. A especialista abordou os aspectos mais relevantes do diagnóstico molecular. 

A nova disciplina envolve o uso da informação do genoma dos indivíduos como parte do cuidado clínico e a exatidão da medicina utiliza um perfil de genoma individual para auxiliar o médico no tratamento de patologias, na otimização da seleção e dosagem terapêutica, de acordo com o perfil genético de cada indivíduo. Com a tecnologia foi possível implementar o sequenciamento do DNA e consequentemente o desenvolvimento da biologia molecular e o profundo avanço para compreender como o genoma humano funciona e desvendar as bases do genoma da doença humana. 

As aplicações em oncologia na medicina personalizada estão expandindo mais rapidamente do que em qualquer outra. A biópsia liquida, técnica invasiva que permite entender as características do tumor e verificar o melhor tratamento através de uma amostra de sangue, pode monitorar as mudanças genéticas do tumor e analisar em tempo real.

Andrea Gonzalez apontou as tecnologias que se tornarão importantes até 2025 e mencionou os genomas de próxima geração, além da robótica avançada, automação do conhecimento, internet das coisas e cloud. 

Lista de Notícias Vazia