
Biomédica especialista em citogenética humana com 20 anos de experiência Expert em automação e implementação de novas metodologias em citogenética convencional e molecular Mestre em hematologia Doutoranda em Patologia

Professora associada da Disciplina de Hematologia da Faculdade de Medicina da USP.Coordenadora médica do ambulatório de citopenias do Serviço de Hematologia do HCFMUSP e dos laboratórios de Citogenética do Serviço de Hematologia do HCFMUSP e do Hospital Israelita Albert Einstein. Membro do Comitê de Síndromes Mielodisplásicas da ABHH (Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia) e do GLAM (Grupo Latino americano em SMD)http://lattes.cnpq.br/1681936128370809
Graduado em Biotecnologia pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista de Aplicações na MetaSystems International.

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2013). Atua no laboratório de citogenética como analista pleno no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Cursando mestrado pelo programa de Fisiopatologia experimental na Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência na área laboratorial, com ênfase em citogenética humana.

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008) e Mestrado em Biologia / Genética pela Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências (2014). Atualmente é analista de laboratório de citogenética do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em citogenética e citogenômica desde 2011.

Experiência em Citogenética humana clássica e molecular aplicada em oncohematologia, constitucional pré e pós-natal e terapia celular.

Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (2010). Especialista em citogenética com ênfase em oncohematologia.
CP 07 - CURSO ATUALIZAÇÃO EM CITOGENÉTICA
Coordenação: Elvira Velloso - SP
Atualização e inovação em citogenética clássica e molecular com foco em Hematologia
Palestrantes:
- Maria Gabriella Cordeiro
- Renata Kishimoto
- Mauren Santos
- Lucas Faro
- Roberta Maria da Silva Oliveira Safranauskas
- Daniela Borri
- Elvira Velloso
Conteúdo
- Boas vindas
- Apresentação do setor de citogenética
- Culturas celulares incluindo produtos para terapia celular
- Inteligência artificial para análise cariótipo e automação em FISH Lucas Faro
- Inteligência artificial para cariótipo na prática laboratorial
- Automação de FISH na prática laboratorial
- Painéis de FISH em neoplasias hematológicas, incluindo Mieloma Múltiplo
- Pesquisa de satisfação
- Encerramento do curso

Farmacêutico-bioquímico. Pós-doutorado em Análises Clínicas. Professor Titular de Microbiologia Clínica da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Consultor de Genômica de Microrganismos da DASA.

Professora Livre Docente em Microbiologia Clínica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Profa. Coordenadora do Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Pesquisadora da Divisão de Laboratório Clínico do Hospital Universitário e Pesquisadora colaboradora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Microbiologista com expertise em Microbiota Humana e Relação Parasito-Hospedeiro.

Head de Bioinformática e Fundador VarsOmics. Graduado em Informática Biomédica pela USP/RP, Mestrado em Modelagem Computacional com Ênfase em Bioinformática. MBA executivo em Gestão de Saúde. MBA em Inteligência Artificial e Machine Leraning. Atuação em diversas áreas do conhecimento na área da saúde. É Gerente de Inovação & Bioinformática no Hospital Israelita Albert Einstein, responsável pela gestão, engenharia e ciência de dados no Laboratório Clínico do Hospital Albert Einstein

Bióloga pela UMC, Mestra em Biologia Celular e Molecular pela Fiocruz-RJ, Doutora e Pós doutora em Oncologia pelo Hospital AC CamargoExperiência em laboratório de diagnóstico clínico desde 2011, com foco em Biologia Molecular e GenômicaAtualmente atuo no setor de Pesquisa e Desenvolvimento do laboratório clínico do Hospital Israelita Albert Einstein

Bioinformata no Hospital Albert Einstein. Atualmente cursando MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS, possui Doutorado pelo Programa Interunidades em Bioinformática da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa relacionada a genética de microrganismos, microbioma, metagenomas. Possui experiência com análise de dados NGS, data science, AWS e linguagens de programação Python e R.
CP 15 - NGS - MICROBIOMA - Análise da comunidade microbiana intestinal aplicada ao diagnóstico clínico - Número de Participantes: 40
Coordenador: Murilo Cervato - SP
Objetivo do Curso: O curso tem como objetivo capacitar o aluno para execução de análises de bioinformática de microbiomas com ênfase em pesquisa e diagnóstico clínico.
Breve descrição do Curso: O Microbioma possui um papel essencial na saúde humana, influenciando diretamente na nutrição, obesidade, saúde intestinal e doenças metabólicas. O sequenciamento de nova geração (NGS) permitiu o acesso à composição da comunidade microbiana, mudando o paradigma do diagnóstico de doenças infecciosas. Neste curso iremos abordar o conteúdo teórico e prático do uso da ferramenta QIIME 2, para análises de Microbioma a partir de dados de sequenciamento do gene rRNA 16S.
Palestrante:
- Nair Hideko Muto
- Alessandro Conrado de Oliveira
- Raquel Riyuzo A Franco
- Carla Taddei
Conteúdo:
- Onde estamos e para onde vamos em relação ao Microbioma: o que temos de evidências clínicas?
- Técnicas Laboratoriais de Sequenciamento
- Bioinformática e bancos de referência
- Aplicações do Estudo do Microbioma vaginal
- Aplicações em Oncologia

MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-Ronsultor de Endocrinologia do Laboratório do Hospital SíriMBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUCMBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RSConsultor de Endocrinologia do Laboratório do Hospital Sírio ltor de Endocrinologia do Laboratório do Hospital Sírio LibanêConsultor de Endocrinologia do Laboratório do HospiConsultor de Endocrinologia e Imunoquímica do Laboratório Prevent Senior-SP.

Presidente de Sociedad Peruana de Patologia ClinicaPresidente de ALAPAC

- Farmacêutica Bioquímica, Mestre-Bioquímica e Doutora em Genética, todos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).- Pós-doutorado em Hipercolesterolemia familiar pela University College London (UCL-UK).- Professora da Disciplina de Bioquímica Clínica da UFPR, aposentada.- Revisora da Revista Brasileira de Análises Clínicas (RBAC)- Revisora do Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial - JBPML.- Consultora Científica em Dislipidemias.

Medicina na Escola Paulista de Medicina - UNIFESPResidência em Clínica Médica e Endocrinologia na Escola Paulista de Medicina - UNIFESPDoutorado em Endocrinologia Clínica na Escola Paulista de Medicina - UNIFESP Título de especialista em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial pela SBPC/MLDiretor científico da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de DiabetesPresidente regional SP-Capital SBPC/MLConsultor médico em endocrinologia do fleury medicina e saúde
CP 01 - Dislipidemias no século 21 - Número de Participantes: 20
- Objetivo do Curso: Atualização sobre os conceitos e tendência em dislipidemias
- Breve descrição do Curso: Neste curso os participantes irão entrar em contato com as principais atualizações no diagnóstico e manejo laboratorial das dislipidemias.
Coordenador: Pedro Saddi Rosa - SP
- Diagnóstico laboratorial da hipercolesterolemia familiar - Palestrante: Marileia Scartezini - PR
- Dislipidemia no Diabetes Mellitus - Palestrante: Pedro Saddi Rosa - SP
- Aspectos Atuais da Síndrome Metabólica - Gustavo Lacerda da Silva Calestini - SP
- Predizendo a aterosclerose subclínica com exames laboratoriais - Palestrante: Luis Edgardo Figueroa Montes

Patologista clínica. Especialização em administração de serviços de saúde e MBA em Gestão empresarial, ambos pela FGV. Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente em Medicina Diagnóstica. Atuou em grandes empresas como Dasa, Fleury e Formato Clínico. Experiência como auditora PALC, ONA, PADI, CAP e ISO 9001. Foi consultora para criação e acreditação da Norma PADI do CBR. Atuante nos comitês de Qualidade e de Pre e Pós analítico da SBPC/ML e do Grupo de Medicina Diagnóstica da SOBRASP.

Farmacêutica-Bioquímica pela “Universidade Estadual de Londrina” – Brasil /1991. MBA em Gestão da Qualidade Total pela “Universidade Federal Fluminense- Rio de Janeiro” – Brasil / 2002. Mestrado em Gestão da Qualidade pela “Universidad Católica Santa María La Antigua” – Panamá/2013. Assessora em Gestão da Qualidade da empresa Promed S.A. – Panamá desde 2010. Auditora do PALC de 2002-2007 e de 2009-2013 e gerente do PALC de 2007 a 2009 - Brasil.

Farmacêutico Bioquímico pela Universidade Federal de Minas Gerais Coordenador Regional de Produção do Laboratório Lustosa - DasaMestrado pela Faculdade de Medicina da UFMG Àrea de Concentração: Resposta Inflamatória à Agressão Tecidual- Professor da Pós Graduação em Análises Clínicas – Pontífica Universidade Católica (PUC-MG) – (Atual)
CP 02 - Verificação e Validação de Métodos Quantitativos Dr. José Carlos Basques
Coordenação: Derliane de Oliveira - PR
Objetivos: Apresentar os conceitos básicos de validação de sistemas analíticos e aplicação prática de verificação de métodos quantitativos
Palestrantes:
Cláudia Meira - SP
Derliane de Oliveira - PR
João Rodrigo Campos - MG
Conteúdo programático
Conceitos básicos de validação e verificação de métodos, com foco no atendimento aos requisitos da norma do PALC 2021
Modelos para estabelecer as Especificações de Desempenho Analítico
Estudo combinado de imprecisão e estimativa do “bias” (CLSI EP 15-A3)
Comparação de métodos (Estudo de equivalência entre os resultados do equipamento em uso e do equipamento em avaliação)
Exercícios práticos
Introdução sobre incerteza de medição
Nota: O curso está direcionado a testes quantitativos

Bióloga com Pós Graduação em Analises Clinicas, Fellowship em Gestão de Riscos e Segurança do Paciente e MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Auditor Externo PALC-SBPC/ML. Membro do Comitê da Qualidade da SBPC/ML. Auditor Interno SGI ISO 9001/14001/45001 e DICQ. Formação em Avaliador ONA e ABNT NBR ISO 15189. Palestrante do curso “Tratamento de Não Conformidades" no CBPC/ML. Professora de Pós-graduação em Qualidade Analítica e Gestão da Qualidade Laboratorial.

Médica Hematologista e Patologista Clínica, Médica consultora em Hematologia na Sta Casa do RJ, Gestora Técnica do PALC - SBPC/ML.
Marcio Kaczala- Graduado em Ciências Biológicas com experiência profissional na Gestão Técnica e Gestão da Qualidade em laboratórios de Análises Clínicas. MBA em Gestão de Negócios e Gestão pela Qualidade Total pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e MBA em Gestão por Processos pela PUC - RJ.- Consultor de Gestão da Qualidade, Planejamento Estratégico e Gestão por Processos.- Auditor Líder PALC (SBPC/ML).- Lead Assessor ISO 9000.
CP 03 - Tratativa de Não Conformidades - Nº de participantes: 40
- Objetivo: Orientar a investigação de causas raiz para as não conformidades e o tratamento das mesmas
- Breve descrição do Curso: orientação das formas de se investigar causa raiz para não conformidades e seu tratamento, com parte teórica com definições concernentes ao tema e exercícios como prática
Coordenação: Carla Doerzapff Chaves - RJ
- Introdução e definições - Márcio Kaczala - PR
- Exercícios - Ana Cláudia Valladão - RJ e Márcio Kaczala - PR
- Exercícios - Ana Cláudia Valladão - RJ e Márcio Kaczala - PR

informe como gostaria de ser apresentada ao público AQUI.

Fabiane Camargo Gomes Nunes. Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora Técnica do setor de Microbiologia do Laboratório Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.

Médico do Laboratório de Microbiologia do Hospital Israelita Albert EinsteinProfessor da Divisão de Infectologia da UNIFESP

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá, doutorado em Ciências Biológicas-Biofísica (2010) e pós-doutorado (2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada do Departamento de Microbiologia da Universidade de São Paulo, Presidente da Comissão de Segurança Química (ICB/USP),Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Microbiologia (ICB/USP) e membro do subcomitê Antifúngicos do BrCAST.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Pesquisador Científico V e Diretor Técnico I do Núcleo de Micologia do Instituto Adolfo Lutz - São Paulo, possui mestrado (bolsista Fapesp) e doutorado (bolsista Ciências sem Fronteiras, Capes/CNPQ no Centers for Disease Control and Prevention, CDC-Atlanta,GA) ambos pelo programa de Pós-Graduação em Ciências da Coordenadoria de Controle de Doenças (PPG-CCD / SP) – Secretaria de Estado da Saúde - SP.

Mestre, Doutora em Saúde Pública USP-SP. Foi pesquisadora-científica no Instituto Adolfo Lutz SP. É Pesquisadora Senior Fac.de Medicina da Univ.Fed. de MSl. Docente permanente em 3 PPGs; Doenças Infecciosas e Parasitárias Univ. Fed. de MS, PPG em Doenças Tropicais da UNESP, Botucatu e PPG em Ciências. Coordenadoria de Controle de Doenças, Sec.Estado da Saúde, SP. Publicou > 100 artigos em micologia, mecanismos de ação, resistência antifúngica e novos fármacos. Bolsista de Produtividade CNPq.

Biomédico, mestre em ciências da saúde.Analista de laboratório de laboratório no Hospital Israelita Albert Einstein, no setor microbiologia, sendo responsável pelo subsetor de micologia.Membro do comitê de antifúngicos do BrCast.
CP 04 - CURSO MICOLOGIA
Coordenação: João Nóbrega de A. Junior - SP
Palestrantes:
- Mario Roberto Trindade - SP
- Fabiane Camargo - SP
- Kelly IShida - SP
- Analy Salles - SP
- Lucas Bonfietti - SP
- Marcia Melhem - SP
Conteúdo:
- Racional Microdiluição BRCast para os Principais antifúngicos
- Interpretação com pontos de corte BRCast para leveduras
- Perfil de suscetibilidade de isolados de hemocultura de Candida no Brasil
- Diluição antifúngicos, preparo das placas de microdiluição
- Preparo do Inóculo e aplicação nas placas
- Leitura das concentrações inibitórias mínimas e interpretação

Doutora em Microbiologia FMUSPCoordenadora do Lab de Microbiologia do HCFMUSP e do Hosp São Paulo-SPDM/ UNIFESPGestora Executiva do CEPID-ARIESMembro do Comitê de Microbiologia da SBPCBiomédica Especialização em Microbiologista FMUSPEspecialização em Gestão Hospitalar e Sistema de Saúde - FGVDoutora em Microbiologia FMUSPCoordenadora do Laboratório de Microbiologia do Hospital São Paulo - UNIFESP Coordenadora do Laboratório de Microbiologia do Hospital das Clinicas - Faculdade de Medicina da USP

Médico patologista clínicoCoordenador médico do setor de Biologia Molecular do laboratório do Hospital Israelita Albert EinsteinProfessor da Faculdade Israelita de Ciências Médicas Albert EinsteinDiretor científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC), biênio 2022/2023Membro do BrCAST

Formação: Biomedicina - Universidade de Santos Amaro (UNISA)Pós-graduação: Mestrado - Doenças Infecciosas e Parasitárias - UNIFESP Doutorado: Doenças Infecciosas e Parasitárias -UNIFESPEspecialização: Gestão em pessoas na área da SaúdeHistórico profissional: 2010 até o momento analista de laboratório no Hospital Israelita Albert Einstein.

Médica Patologista Clínica. Mestra e Doutora em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Professora afiliada da Disciplina de Clinica Medica /Medicina Laboratorial do Departamento de Medicina da EPM/UNIFESP. Coordenadora Técnica do Laboratório Central do Hospital São Paulo/HU - UNIFESP.

Analista clinica, Assessora em Microbiologia - Laboratório Santa Luzia-DASA.Membro do Comitê Gestor do BrCAST 2023-2026Membro do Comitê Técnico Científico de Microbiologia da SBPC/ML
FERNANDO GATTI DE MENEZESMestre e Doutor em Infectologia pela UNIFESP
Médico Responsável - Diagnóstico de Doenças Infecciosas - Hospital Sírio Libanês - São PauloProfessor de Microbiologia Clínica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Kelly Aline de Souza SantiagoEspecialista em Microbiologia do Hospital Israelita Albert EinsteinGraduação: Licenciatura em Ciências Biologia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEBPós-graduação stricto sensu em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM.Pós-graduação stricto sensu em Microbiologia/Bacteriologia no Instituto de Assistência Médica do Servidor Público IAMSPE, apoio FUNDAP e Análises Clínicas pela Universidade Mogi da Cruzes - UMC.

Sou formada em Biomedicina, realizei especialização em Microbiologia pela Faculdades Oswaldo Cruz, posteriormente estudei pós graduação em Gestão da Qualidade em Saúde pelo Albert Einstein e atualmente MBA em Gestão de Pessoas pela ESALQ/USP.Ingressei como analista de laboratório júnior no Hospital Albert Einstein em Outubro de 2012 onde cresci como profissional e pessoa e exerço a função de analista de laboratório sênior da Microbiologia.

Médica Patologista Clínica formada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESPMestrado em Tecnologias e Atenção à Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESPMédica assistente do setor de Microbiologia do Laboratório Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein
Membro do Comitê Gestor do BrCAST 2025-2026Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).Título de Especialista conferido pela SBPC/ML.Médica-coordenadora do Setor de Microbiologia do Laboratório Clínico da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE).

Médica Patologista Clínica. Diretora Médica do Grupo Clementino Fraga - Patologia Clínica. Mestranda na Disciplina de Infectologia na UNIFESP.

Atuo como Especialista em Microbiologia no Hospital Israelita Albert Einstein, doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo, Mestre em Ciências biológicas pela Universidade de São Paulo e Graduada em Farmácia-bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina.

Biomédica, formada pela Universidade de mogi das Cruzes , curso de aprimoramento no Hospital das clínicas

Médico Infectologista.Mestre pela Universidade Federal de São Paulo.Doutor pelo Insituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein.

Biomédico e Biólogo Mestre e Doutor em Ciências pela Disciplina de Infectologia - UNIFESP/EPM. Atualmente, Supervisor do setor de Microbiologia do Laboratório Central - Hospital São Paulo - UNIFESP/EPM. Membro dos Comitês de Microbiologia e Pré e Pós-Analítico do Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Membro do St. Jude Global Infectious Diseases PRINCIPAL Network.
CP 05 - Curso Bacteriologia
Palestrantes:
- Marinês Dalla Valle Martino, Antonia M. Oliveira Machado , André Mário Doi, Paula Célia M Koga, Maira Maluf, Kelly Santiago, Letícia Cavalcanti dos Santos, Andrea Marques, Tais Fornabaio, Thiago Zinsly Camargo, Fernando Gati Menezes, Cássia Maria Zoccoli, Jorge Sampaio, Ana Paula Cury, Thomas Chagas Neto.
Conteúdo:
- Orientações práticas de antimicrobianos para Gram positivos e negativos, Desvendando os documentos do BrCAST na prática , Métodos de sinergismo no laboratório: o que diz a literatura e o que fazer, Carbapenemases como detectar?, Como estamos com a automação?
Estações Práticas:
- Teste de sensibilidade pela técnica de microdiluição em caldo, Teste de sensibilidade direto da hemocultura (rTSA), Leitura de disco-difusão de acordo com o BrCAST, Métodos automatizados, MALDI-TOF e painéis sindrômicos em Microbiologia, Carbapenemases, Controle de Qualidade e Quizz Final.

Farmacêutica graduada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2014), com mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2022). Atua no Hospital Israelita Albert Einstein como analista de laboratório sênior em citometria de fluxo. Possui mais de 10 anos de experiência em Medicina Diagnóstica, com ênfase em Oncohematologia aplicada à Citometria de Fluxo

Formada em Biomedicina pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (2017). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Atualmente é responsável técnica do setor de Citometria de Fluxo do Laboratório Clínico HIAE com atuação em oncohematologia, imunologia, controle de qualidade, validação de novas técnicas laboratoriais e produção científica.

Graduação em BIomedicina com Doutorado em Biotecnologia pela USP e Pós Doutorado pela Duke University. Atualmente é pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FICSAE.

Médico formado pela Universidade Federal de Alagoas.Residência de Clínica Médica pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - IAMSPE.Residência de Hematologia e Hemoterapias pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - IAMSPE.Médico assistente do Laboratório do Citometria do Laboratório da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.Assessor médico de Hematologia e Citometria Citometria de Fluxo do Fleury - Medicina e Saúde.

Medica hematologista e patologista clinicaMBA em gestão em Saude (Insper). Curso de Especialização em Administração hospitalar (FGV). Curso de Economia na área de Saúde pela COGEAE PUC SP.Responsável pela Citometria de Fluxo do HIAE desde 1994.Médica Hematologista e Patologista Clinica do Centro de Hematologia de São Paulo desde 1985.

Hematologista , patologista clinica , responsável pelo laboratório de citologia e imunofenotipagem da Santa Casa de São Paulo. Responsavel pelos ambulatorios de Leucemias agudas e SMD , LMC e Doença de Gaucher
CP 06 - CURSO ATUALIZAÇÃO EM CITOMETRIA DE FLUXO
Coordenação: Nydia Bacal
Palestrantes:
- Nydia Bacal
- Laiz Camerão Bento
- Flavia Arandas Sousa
- Luciana Cavaleiro Marti
- Marçal Cavalcante de Andrade Silva
- Teresa Cristilna Bortolheiro
Conteúdo
- Introdução, Princípios de Citometria de Fluxo, Valores de Referência Brasileiros em Medula Óssea normal,Avaliação Imunológica, Leucemias Agudas e Doenças Linfoproliferativas Crônicas - B
- Amostras: recepção no setor , tipos de amostras , conservação e acondicionamento
- informes pré-analíticos , registro de exames, registro de não conformidades,
- Antes de iniciar sua rotina: validação de reagentes, validação de kits comerciais, titulação de anticorpos,
- monitoramento dos equipamentos, compensação de cores, controles de qualidade diários
- Iniciando sua rotina: avaliação cito-morfológica, diluição, contagem, escolha de painéis, marcações, aquisição e analises,
- Definição de limites de detecção e quantificação, controle de qualidade externo, Softwares de análise utilizados, laudos.
Formado em Ciência de Dados na Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP e em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Fundação Santo André – CUFSA. Diversos cursos de especialização na área de engenharia de produto, engenharia da qualidade, engenharia de manufatura e análise de dados. Atua desde junho de 2018 no Grupo Fleury, atualmente como Assessor Técnico GOT, com projetos de melhorias técnicas e desenvolvimento e gestão de indicadores de Quality Intelligence.

Do currículo lattes ao Linkedin. Após experiência acadêmica na área de genética e biologia molecular, migrou para setor privado da saúde – onde atua por 15 anos. Fez caminhada acadêmica (MSc, PhD, pos doc) em genética e biologia molecular; fez formação executiva adicional e MBA (FGV, MIT, INSEAD e INSPER). É Product manager (Kellogg). Hoje atua como gerente sr de Inovação, Jornada do Paciente, Produtos e Qualidade. No Grupo Fleury.

Sou um Biomédico com MBAs em Gestão de Projetos, Transformação Digital e Engenharia de Software. Atualmente, atuo como Especialista em Dados e Desenvolvimento, com mais de 8 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas e automatizações.

Formada em Biomedicina pelo Centro Universitário Fundação Lusíada – Santos com especialização em Sistemas de Gestão Integrada da Qualidade. Auditoria interna pelas normas ISO 9001, 14001 e PALC. Atuação como PMO em projetos de melhoria contínua utilizando ferramentas da qualidade, metodologias ágeis e Lean UX. Atuo desde maio de 2013 no Grupo Fleury, atualmente como Coordenadora da Inteligência da Qualidade, realizando gestão de pessoas, projetos e indicadores de Quality Intelligence.
CP 09 - "Razão e Sensibilidade" - Ferramentas de gestão na era do People Center Design (PCD).
Coordenação: Flávia Helena Silva - SP
Facilitador: Marlon Mazotti - SP
Palestrantes:
- Flávia Helena
- Felipe Corumba
- Tatiane Nascimento
Conteúdo:
- Introdução: modelos convencionais de ferramentas de gestão da rotina para gestão da qualidade técnica e motivação para inovar
- Definições de co-criação, inovação e PCD
- Como incorporar as necessidades do usuário e visão do paciente para reformular as ferramentas de gestão laboratorial; como passar a olhar os dados sob a perspectiva do paciente e dos colaboradores
- Visão de "construção e evolução" das ferramentas de gestão laboratorial; migração do sistema report de excel para plataformas de dados; migração de BI a QI – de business intelligence a quality Intelligence

Profissional com mais de 30 anos de atuação na área Pré-Analítica do Grupo Fleury. Atua também como Embaixador de Segurança do Paciente; Especialista em cadeia de frio. Farmacêutica Bioquímica- Universidade de Ribeirão Preto;Lean Six Sigma Greenbelt- Grupo Werkema e MBA em gestão de negócios- IBMEC.

Administratora, especialista em marketing de serviços e comunicação. Mestre em estratégia. Faz parte do comitê de saúde da FGV e é prof de marketing em cursos de pós graduação.Conselheira da FBAH - federação brasileira de adm hospitalares e sócia da You Care, empresa especializada em estratégia, gestão, marketing e desenvolvimento humano. Autora do capítulo “Ferramentas de Mídia no Marketing Laboratorial” e “Marketing Estratégico” nos livros da SBPC/ML. Host do podcast DANI TALKS.

Maria Gabriela de Lucca OliveiraMédica Patologista ClínicaCoordenadora médica do Laboratório do Ultra-X Medicina Diagnóstica.Assessora médica do DB Diagnósticos.Graduação pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, residência médica pela UNIFESP, título de especialista em Patologia Clínica e mestrado em Ciências da Saúde pela FAMERP.Coordenadora do Comitê das Fases Pré e Pós-Analítica do biênio 22/23 e 24/25.

Desde 2011 atuo com gestão na área da saúde com ênfase em gestão da qualidade, melhoria contínua e planejamento estratégico.Participei da implementação de sistemas de gestão da qualidade e acreditações em mais 20 estabelecimentos de saúde, sendo elas ONA, PALC, PADI, PACQ, ABHV e ISO9001. Possuo vivência em empresas públicas e privadas na área de qualidade, melhoria de processos e projetos. Ministro e coordeno cursos de gestão da qualidade e suas ferramentas.
CP 11 - Fases Pré e Pós Analíticas: planejamento estratégico, gerenciamento e indicadores
- Objetivo do Curso: mostrar a importância do planejamento estratégico e do uso de indicadores na gestão das fases pré e pós-analíticas
- Breve descrição do Curso: exposição teórica dos conceitos com sessão interativa
- Número de Participantes: 40
Coordenador: Maria Gabriela de Lucca
Palestrantes:
- Alessandra Maldonado
- Daniela Camarinha
- Maria Gabriela de Lucca
- Maria Luísa de Lima Landman
Conteúdo:
- Experiência do Paciente
- O Pré-Analítico na Segurança do Paciente e a sua contribuição nas ações ESG (Environmental Social Governance)
- Inovações na gestão do pré analítico: impactos ESG (Environmental Social Governance)
- Gestão de Indicadores
- Quizz

Graduação em Farmácia e Bioquímica. UFSC/SC, conclusão 1998. Pós-graduação Especialista em Microbiologia e Micologia Médica. PUC/PR, conclusão 2005. Auditor Interno da Qualidade PALC, 2017.Pós-graduanda em Gestão de Laboratório Clínico. Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. Pós-graduanda em Programa em Gestão e Vivência Empresarial (PGVE),

Professor Doutor em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal de SP (UNIFESP)Pós-doutorado em Hematologia pela Universidade de Toronto, CanadaCEO do Laboratório Diagnóstico do Brasil – DB

Publicitária (UFF), mestre e doutora em comunicação social com ênfase em estudos de Antropologia do Consumo (PUC-Rio), MBA em ADM e Sistemas de Informações (UFF) e Gestão de CX.28 de experiência em MKT e Comunicação, tendo atuado em empresas como Grupo FCB de Comunicação, Editora Campus Elsevier e Grupo Globo.Atuo como consultora em projetos de pesquisa, planejamento de marketing e comunicação, branding, CRM e programas de fidelidade, EX, CXM, Excelência no Atendimento e Cultura Organizacional.

Dr. Carlos Pedrotti é Gerente Médico do Centro de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein. Ele é formado pela USP, cardiologista, com MBA em Gestão em Saúde pelo Insper-SP e especialista em Ciência de Dados pela Johns Hopkins University. Atual Presidente da Saúde Digital Brasil, lidera o desenvolvimento de novos produtos e serviços digitais na América Latina.

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Ceuma e em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Imunologia pela Universidade Federal do Maranhão e em Excelência Operacional na área da Saúde - Lean Six Sigma, pelo Albert Einstein. Mestre em Biologia Parasitária pela Universidade Ceuma. Atualmente, é Gerente de Validação e da Qualidade Analítica da AFIP e Auditora Líder PALC. É coautora na Norma PALC 2025 e membro do Comitê de Qualidade e de Indicadores da SBPC/ML

Daniel Dias RibeiroMédico Patologista Clínico e Hematologista Mestre e Doutor em Medicina – FM/UFMG Doutor em Epidemiologia Clínica – Leiden University Medical Center/HolandaCoordenador do Ambulatório de Hemostasia – HC UFMG

Farmacêutico-bioquímico com graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Farmácia - Indicadores de Desempenho (UFSC). MBA em Gestão Empresarial e Marketing (ESPM). Lean Six Sigma Master Black Belt Certificado. Membro da Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos do Programa PALC da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Gerente de Indicadores e Acreditação na Controllab.

Guilherme Ferreira de Oliveira, Médico Patologista Clínico. Especialista em Medicina Tropical, MBA em Gestão Empresarial, Mestre em Promoção da Saúde, Diretor Administrativo de Expansão do Grupo Sabin, Ex-Diretor de Acreditação e Qualidade e atual Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Biólogo formado pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Mestre em ciências pela Universidade Federal de São Paulo. MBA executivo com ênfase em finanças pela FIA - Fundação Instituto de Administração. Atua como Diretor de Negócios e Operações no Grupo Fleury.

Diretor de Produção experiente com um histórico comprovado de trabalho na Cadeia de Suprimentos. Hábil em Negociação, Planejamento de Negócios, Planejamento Estratégico, Gestão da Produção e Seis Sigma. Forte profissional de mídia e comunicação formado pela Stanford University Graduate School of Business.

Se não tem dados de nada adiantam informações, mesmo que privilegiadas.

Patricia RodriguesGraduada em Comunicação Social, Pós-Graduada em Gestão de Negócios em Moda, fundadora da Mais que Isso, empresa especializada em projetos de marketing, com foco em relacionamento e experiência de marca. Já realizou projetos para marcas como Controllab, Proteste, Dengo Chocolates, Di Santinni, Maria Filó, Cellairis, Farm, Rock in Rio, Colcci, Br Malls, entre outros.Patricia RodriguesPatricia RodriguesPatricia RodriguesPatricia Rodrigues

Médico Hematologista e Patologista ClínicoDoutor em Ciências pela FMRP-USPDiretor Técnico do Grupo Sabin

Graduado em Ciências Biológicas pela Unigranrio. Gerente Geral de Serviços de Controle da Qualidade da Controllab e Membro do Comitê Consultivo do Programa de Banchmarking de Indicadores Laboratoriais da SBPC/ML e Controllab.

Medico sanitarista; mestre e doutor em Saúde Pública; presidente da SOBRASP; Coordenador do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente - Proqualis/Ensp/Fiocruz; Autor e Co Autor de livros, artigos científicos e material didático sobre Gestão Hospitalar, Gestão da Clínica; Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente; Palestrante sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.
Ex-Presidente e Diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/MLAtual Diretor de Relações Institucionais da SBPC/ML Membro dos Conselhos de Administração da ABRAMED ; SINDHOSP ; SAÚDE DIGITAL BRASIL Membro do Work Group on Laboratory Errors and Patient Safety - International Federation of Clinical Chemistry (IFCC)ATUA NA ÁREA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DO GRUPO FLEURY
CP 12 - FÓRUM DE INDICADORES - Número de vagas: 100
Palestrantes:
- Bianca Dramali
- Carlos Pedrotti
- Fernando Berlitz
- Guilherme Oliveira
- Patrícia Rodrigues
- Rafael Monsores Lopes
- Victor Grabois
- Wilson Shcolnik
- Antonio Fabbron
- Gustavo Stuani Guimarães
- Rafael Jacomo
- Linaldo Vilar Jr
- Adriana Sedrez
- Daniel Ribeiro
- Carolina Piccinini
- Mauro Terra
Conteúdo:
- Abertura Abertura do Fórum
- Apresentação: Programa de Benchmarking de Indicadores: Evolução e Visão de Futuro
- Apresentação Indicadores Laboratoriais:
- Apresentação Indicadores Laboratoriais: Visão da ANVISA
- Case Indicadores / Integração Case de Sucesso: Laboratório
- Mesa Redonda (Debate) Indicadores: visão das Entidades setoriais
- Mesa Redonda (Debate) -Indicadores e a tomada de decisão estratégicas nos negócios em Medicina Laboratorial: visão dos decisores
- Encerramento Encerramento do Fórum

Doutora em Genética pela USP, pesquisadora do setor de P&D da Genesis Genomics, com especialidade nas áreas de biologia molecular e genômica.
Médica Infectologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pela Sociedade Brasileira de InfectologiaEspecialista em Patologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina LaboratorialChefe da Seção de Biologia Molecular da Divisão de Laboratório Central do HCFMUSPAssessora Médica para Análises Clínicas em Infectologia do Grupo Fleury

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade Oswaldo Cruz, doutorado pelo Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua como coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento na Dasa.

Graduou-se médico em Santos especialização em patologia clínica residência no Hospital das Clínicas FMUSP. Fellow The Scripps Research Institute" 1996-2001. Doutorado na USP 2002-06. Trabalhou no Lab NKB Grupo Fleury (2006/07) e DASA (2007/08). Assistente, concursado na Divisão de Laboratório Central HCFMUSP, desde 2006 e Diretor médico e sócio do IACS Med Dx, onde trabalha desde 2001. Desde 2010 é membro do Comitê Doenças Renais IFCC, onde foi ex-presidente deste comitê e atualmente consultor.

Biomédica formada pela Universidade Anhembi Morumbi (2016), com especialização em Biologia Molecular e Citogenética pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (2020) e cursando MBA de Gestão em Saúde pelo Centro Universitário São Camilo. Possui 9 anos de experiência na área de diagnóstico molecular e atualmente é analista de laboratório no Hospital Israelita Albert Einstein atuando em validação e internalização de novos exames.
É graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP (1990), mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1993) e doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2000). É pesquisador do Instituto de Medicina Tropical (Lab. de Virologia) da Universidade de São Paulo desde 1996 e atualmente DIRETOR MEDICAL AFFAIRS DA GRIFOLS DIAGNOSTICS SOLUTIONS

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas TadeuMestrado em Ciências pelo Instituo de Ciências Biomédicas da Universidade de São PauloDoutorado em Ciências pelo Instituo de Ciências Biomédicas da Universidade de São PauloAtualmente exerço a função de Analista Sênior no laboratório de Biologia Molecular do Hospital Israelita Albert Einstein.Experiência em Biologia Molecular, com ênfase em PCR em Tempo Real e Sequenciamento.

FormaçãoGraduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Estadual de CampinasEspecialização em Patologia Clínica pelo Hospital das Clínicas da FMUSPEspecialização em Biologia Molecular pelo IPESSPExperiência profissionalAtuação em laboratório clínico desde 2005, nas áreas de Hematologia e Biologia Molecular. Atualmente, atuo como Especialista do Setor de Biologia Molecular do Laboratório Clínico no Hospital Israelita Albert Einstein.

Coordenadora Matricial do Laboratório - Biologia Molecular e CitogenéticaHospital Israelita Albert EinsteinMestrado em Microbiologia - USPEspecialização em Virologia - Instituto Adolfo LutzBacharelado e Licenciatura em Biologia - UMCC
CP 13 - BIOLOGIA MOLECULAR - Número de vagas: 50
Coordenação: José Eduardo Levi - SP
Palestrantes:
- Ana Fraga
- Carolina Lazari
- Cristina Oliveira
- Flavio Alcântara
- José Eduardo Levi
- Nair Hideko Muto
- Renato Melo
- Roberta Petroni
- Rúbia Anita Ferraz Santana
Conteúdo:
- História da PCR
- Bases da PCR (primers, sondas, enzimas, etc.)
- Métodos de Extração e Extraction-Free PCR
- Variantes de PCR
- Outros métodos de amplificação (TMA, etc.)
- Ensaios moleculares quantitativos incluindo ddPCR
- Controle de Contaminação
- Ensaios multiplex sindromicos - bases gerais e plataformas
- Aspectos polêmicos no controle de qualidade em Biologia Molecular
- Dúvidas e Discussão
Profissional atuante na área da saúde, com experiência em inovação, desenvolvimento de novos produtos e análise de painéis genéticos. Com vivências em grandes centros de saúde do país.No momento, ocupa uma posição de especialista no Hospital Israelita Albert Einstein, participando ativamente do processo de desenvolvimento de novos produtos de genômica e Medicina de Precisão. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, mestre em Genética (USP), graduada em Ciências Biológicas (USP).

Biomédica com habilitação em Genética e Pós-graduação em Oncologia e Aconselhamento Genético em Predisposição Hereditária ao Câncer. Experiência em sequenciamento de nova geração (NGS) e análise e classificação de variantes somáticas.

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Especialista em Histocompatibilidade pela Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH) desde 2008. Mestre em Imunologia pela Universidade de São Paulo (2011). Analista de Laboratório Sênior do Departamento de Genética Molecular do Hospital Israelita Albert Einstein.
CP 08 - Aplicações Práticas da Genética Molecular
Coordenação: Karla Pelegrino - SP
Palestrantes:
- Karla Pelegrino
- Susana Elaine Alves da Rosa
- Larissa Barbosa Lima
Conteúdo:
- Genética Molecular- das técnicas básicas ao genoma completo
- Os painéis de sequenciamento de nova geração na investigação de neoplasias mieloides
- Painéis genéticos para tumores sólidos: diagnóstico, prognóstico e estratificação terapêutica
- Genética Molecular na Medicina Reprodutiva
- Visita guiada ao laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein
- Encerramento

Doutora em Fisopatologia Média, pela Unicamp, graduação em informática, pela Unicamp. Atuação em Genética Médica com enfoque em, microarranjos, Sequenciamento de Nova Geração (NGS), banco de dados populacionais, Pesquisa e Desenvolvimento.
Formado em Ciência de Dados na Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP e em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Fundação Santo André – CUFSA. Diversos cursos de especialização na área de engenharia de produto, engenharia da qualidade, engenharia de manufatura e análise de dados. Atua desde junho de 2018 no Grupo Fleury, atualmente como Assessor Técnico GOT, com projetos de melhorias técnicas e desenvolvimento e gestão de indicadores de Quality Intelligence.

Do currículo lattes ao Linkedin. Após experiência acadêmica na área de genética e biologia molecular, migrou para setor privado da saúde – onde atua por 15 anos. Fez caminhada acadêmica (MSc, PhD, pos doc) em genética e biologia molecular; fez formação executiva adicional e MBA (FGV, MIT, INSEAD e INSPER). É Product manager (Kellogg). Hoje atua como gerente sr de Inovação, Jornada do Paciente, Produtos e Qualidade. No Grupo Fleury.

Biomédico, atuando intermitentemente com bioinfomática desde 2002. Atuei em ensino a distância, informática médica, e bioinformática, tanto com genética animal quanto humana; além de atuação em TI de maneira geral.Estou no Fleury desde 2017 onde sou Coordenador de projetos digitais e dados, gerindo uma equipe de desenvolvimento de sistemas de bioinfomática e outra de cientistas de dados
Coordenação: Flávia Helena - SP
Palestrantes:
- Flávia Helena
- Otávio Eulálio
- Cristiane Rocha
- Felipe Corumba
Conteúdo:
- Introdução: A tecnologia como ferramenta para inovação: people centered design e ciência de dados/bioinformática a serviço da jornada dos pacientes
- Desenvolvimentos aplicados ao diagnóstico: uma visão de P&D sobre os pontos críticos desses projetos
- Gestão da qualidade e processos laboratoriais: Oportunidade de aplicação da ciência de dados/bioinformática como ferramentas de CQ
- Encerramento: Laboratório do futuro: como a ciência de dados/bioinformática farão parte da nossa rotina laboratorial
Mestre em Ciência da Saúde pela UnB. MBA em Data Science e Analytics pela USP / ESALQ. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma pelo Grupo Voitto. Vice coordenador do Comitê Científico de Intervalos de Referência 2024/2025.Farmacêutico com habilitação em Análises Clínicas pela UFJF. Integrante do Grupo LabR.Cientista de dados na Sabin Medicina Diagnóstica.

Daniane CanaliFarmacêutica BioquímicaEspecialista em Interdisciplinaridade em Análises Clínicas - PUC/PRGerente Qualidade e Segurança do Paciente e Pré-Analíticos - DasaAuditora Externa do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica - SBPC.Membro do Comitê da Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica - SBPCMembro do Comitê de Analises Clínicas Abramed

Gerente Médica do Alvaro Apoio/Dasa. Médica Patologista Clínica pela UFMG. Especialista em Patologia Clínica pela SBPC/ML e MBA em Gestão da Saúde pelo IBMEC. Membro da Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos-CALC / PALC Coordenadora do Comitê Científico de Intervalos de Referência da SBPC/ML. Membro Correspondente da Task Force Global Reference Task Force (TF-GRID) da IFCC. Membro do Comitê Científico LASC - Becton Dickinson e do grupo para gestão da qualidade em laboratório LabR.
CP-14 - Intervalos de Referencia - Número de Participantes: 40
Coordenação: Luisane M F Vieira - MG
Palestrantes:
- Alan Carvalho Dias
- Daniane Canali
Objetivo do Curso: Compreender os princípios básicos da determinação de Intervalos de Referencia e aprender a utilizar uma ferramenta programada para a estimativa de IR a partir do banco de dados do laboratório (método indireto).
Breve descrição do Curso: Aulas teóricas e praticas. Levar notebook
Para o correto funcionamento das ferramentas que serão apresentadas e aproveitar o máximo do curso, pedimos que sejam instalados dois softwares:
- Linguagem R: https://brieger.esalq.usp.br/CRAN/
- RStudio: https://posit.co/download/rstudio-desktop/
- O primeiro aplicativo irá permitir que as máquinas dos participantes possam entender a linguagem R; o segundo é um desenvolvimento para a linguagem R, que será como um facilitador.

Bioinformata no Hospital Albert Einstein. Mestre e doutorando em microbiologia pelo programa de Microbiologia da Universidade de São Paulo. Desenvolve pipelines de análises de genomas virais para diagnóstico laboratorial utilizando dados de NGS.

Fernanda de Mello Malta possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, com Doutorado e Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é vinculada ao laboratório clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem experiência na área de Microbiologia (virologia), atuando principalmente na caracterização molecular do genoma de vírus (metagenômica viral).
Médico com Doutorado - Universidade de São Paulo, MBA Gestão em Saúde INSPER, Professor Livre Docente Depto Gastroenterologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico do Departamento de Patologia Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP (Laboratório de Gastroenterologia e Hepatologia Tropical) e Diretor do Laboratório de Biologia Molecular, Divisão Laboratório Central HCFMUSP.

Bioinformata no Hospital Albert Einstein. Atualmente cursando MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS, possui Doutorado pelo Programa Interunidades em Bioinformática da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa relacionada a genética de microrganismos, microbioma, metagenomas. Possui experiência com análise de dados NGS, data science, AWS e linguagens de programação Python e R.
CP 16 - Metagenômica aplicada a agentes patogênicos (bactérias, fungos, protozoários e helmintos) - Número de Participantes: 40
Coordenação: João Renato R Pinho - SP
Objetivo do Curso: O curso tem como objetivo explorar métodos e análises de genômica viral, assim como introduzir o uso da metagenômica e suas novas possibilidades no diagnóstico clínico.
Palestrantes:
- João Renato R Pinho
- Fernanda Melo Malta
- Erick Dorlass
- Raquel Riyuzo A Franco
Conteúdo:
- Breve Histórico da Metagenômica em Doenças Infecciosas
- Análise laboratorial dos exames de metageômica
- Metagenômica aplicada a vírus
- Metagenômica aplicada a bactéria
- Experiência com casos clínicos em metagenomica