Papel do Laboratório Clínico na Promoção da Saúde

Cerimônia do 54º CBPC/ML aconteceu na noite de ontem (4/10)

- 05/10/2022

“Está oficialmente aberto o 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (CBPC/ML)”, disse a Dra. Marinês Dalla Valle Martino, no início da noite da última terça-feira (4/10), em Florianópolis. O evento será realizado até o dia 7/10, e tem o macrotema “A Patologia Clínica/Medicina Laboratorial como protagonista no apoio à decisão no diagnóstico”.


Fizeram parte da mesa de abertura A Dra. Marinês; o Dr. Fábio Brazão, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML); o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Carlos Alberto Justo da Silva; a coordenadora executiva do 54º CBPC/ML, Dra. Cássia Zoccoli; o coordenador da comissão cientifica do evento, o Dr. Leonardo Vasconcellos; o membro da comissão de julgamento dos temas livres, Dr. Adagmar Andriolo; o presidente do conselho dos ex-presidentes da SBPC/ML, Dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira; o representante da World Association of Societies of Pathology and Laboratóry Médicine (WASPaLM), Dr. Nairo Sumita; a presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Dra. Maria Elizabeth Menezes; o presidente da Confederação Nacional de Saúde, Dr. Breno Monteiro e o representante do presidente do conselho regional de Medicina, Dr. Anastácio Kotzias Neto.


Após a execução do hino nacional, entoado pelo violinista Fernando Bresolin, o Dr. Brazão agradeceu ao Dr. Adagmar Andriolo, que abriu as portas para ele na Faculdade Paulista de Medicina, e a sua mãe, Dr. Ruth Brazão, cujo laboratório que o médico atua leva seu nome.  


O médico salientou que, em 2019, a SBPC/ML realizou a última edição presencial do CBPC/ML antes da pandemia e, nesse momento, gostaria de prestar suas condolências às famílias dos colegas que faleceram em tal período.


Ele mencionou que, no na pandemia a entidade precisou fazer tudo diferente, mas cumpriu seu papel de salvar vidas e aproveitou para parabenizara todos os profissionais da saúde que estavam presentes por isso.


“Este ano, a SBPC/ML completa 78 anos com gás total. Voltamos a fazer o congresso de forma híbrida, fizemos dois Encontros de Sociedades Médicas presencialmente, além de estarmos presentes em diversos eventos e participando de importantes decisões junto a órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na decisão da RDC 302”, explicou. 


O Dr. Brazão, agradeceu aos colegas da diretoria da entidade, os coordenadores dos comitês científicos, o conselho fiscal, os colaboradores da sociedade e do laboratório em que atua, a sua família, os organizadores do evento e aos mais de quatro mil inscritos para participar dele. 


Por fim, ele apresentou os novos patologistas clínicos: Érico Bandeira Veríssimo, João Nóbrega de Almeida Jr., Leandro da Silva Fernandes e Luiz Gustavo Ferreira Côrtes.


Em sua fala, o Dr. Carlos Eduardo prestou homenagem aos novos membros eméritos (associados titulares que contribuíram para a SBPC/ML por 15 anos consecutivos), sendo eles: os Drs. João Batista Luna Filho, Tereza de Jesus Pinheiro Gomes Bandeira

José Hilario Ribeiro Grilo, Laszlo Fock, Lucia Helena Cavalheiro Villela, Paulo Roberto Gazen Saad, Raimundo Tadeu Pires Sobreira e José de Moura Campos Neto.


A Dra. Marinês cumprimentou aos diretores da SBPC/ML, coordenadores dos comitês científicos, seu marido e sua filha e disse: “estamos de volta! Após a pandemia, retornamos com este que é o maior evento de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial da América Latina. Essa é uma sociedade que verdadeiramente me representa. Também gostaria de lembrar a perda dos nossos queridos amigos nesse tempo que ficamos online”.


A finalização do evento se deu com a apresentação da banda Mersey Beat, com o show Beatles sinfônico, com tributo a banda britânica. 

Lista de Notícias Vazia