Papel do Laboratório Clínico na Promoção da Saúde

Cerimônia de abertura do 53º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial encerra o primeiro dia de evento

- 25/09/2019

Sob o tema “Fazendo o futuro acontecer”, foi aberto oficialmente o 53º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. No palco, estavam o Presidente do 53º CBPC/ML,  Eduardo Emery; o Presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik; a Coordenadora Executiva do 53º CBPC/ML, Claudia Meira; o Coordenador da Comissão Científica, Carlos Eduardo Ferreira; a Coordenadora da Comissão de Julgamento dos Temas Livres, Silvana Maria Eloi Santos; a presidente da Association for Molecular Pathology, Victoria Pratt; o presidente da Confederação Nacional de Saúde, Breno de Figueiredo Monteiro; a primeira vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, Célia Regina da Silva; e o presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Luiz Fernando Barcelos.

Em sua fala, o presidente da SBPC/ML, Dr. Scholnik cumprimentou a todos e comemorou os 75 anos da SBPC/ML. Mesmo em sua segunda passagem pelo cargo, ele falou em renovação, reforçando os compromissos no combate ao desperdício, além de divulgar o atendimento a transgêneros e o acordo com o Medscape, um portal internacional que oferece acesso a informações médicas para clínicos e formação continuada para médicos e profissionais de saúde. O presidente celebrou, ainda, diferentes parcerias com instituições como a Fiocruz, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele ainda prestou homenagem ao recém-falecido Dr. Hermes Pardini, desejando também sucesso aos futuros diretores da SBPC/ML.

Em fala mais breve, a presidente da Association for Molecular Pathology, Dr.ª Victoria Pratt, disse que essa era sua primeira vez no Rio de Janeiro e que estava muito feliz por participar do evento. Ela reforçou que sua associação, por meio de grupos de trabalho e comitês, apoia diferentes inovações. A norte-americana agradeceu pelo trabalho desenvolvido pela SBPC/ML e declarou esperar que seja apenas uma de muitas colaborações.

Já o Presidente do 53º CBPC/ML, Dr. Eduardo Emery, destacou que esse é o maior evento de medicina laboratorial da América Latina. Ele agradeceu ao Dr. Álvaro Martins, que comandou a instituição entre 2008 e 2009, por ter “aberto as portas” para ele. O dirigente trouxe para a plateia dados como mais de 4 mil participantes inscritos no evento, 237 palestrantes e 97 atividades científicas, entre outros. Após agradecer à empresas parceiras, Dr. Emery reforçou que os congressos da SBPC/ML são “fundamentalmente científicos”. Ele ainda não deixou de lembrar do lançamento do livro “Inovação no laboratório clínico”, com uma série de recomendações da SBPC/ML e distribuído gratuitamente no evento.

No encerramento, a apresentação da Orquestra Maré do Amanhã encantou o público presente com versões instrumentais de músicas consagradas, como o funk carioca “Rap da Felicidade”, “Love of my life”, da banda inglesa Queen, e o tema do filme “O Poderoso Chefão”. A orquestra é um projeto social que atende às 16 favelas do Complexo da Maré, localizado na Zona Norte do Rio. Atualmente, cerca de 3.300 crianças são beneficiadas pelo projeto.

Lista de Notícias Vazia